
O Conservatório de Música de Olhão é uma Escola Especializada no Ensino Artístico da Música e apresenta como Projeto Educativo o tema “Música para Todos”.
É uma escola com identidade própria, profundamente ligada à realidade da cidade de Olhão e ao serviço dos interesses artísticos dos seus alunos. Procura edificar bases sólidas que permitam novas escolhas, novos caminhos, novas atitudes e novos projetos, comuns ou individuais. Este lema pretende transformar-se numa realidade efetiva: recuperar valores, implantar outros, envolver a família e a comunidade e motivar os alunos a sentir o Conservatório como seu, participando ativamente na sua construção, certos de que esse será o caminho para o seu próprio futuro.
Para além dos cursos oficiais de Música, o Conservatório integra também, no seu Projeto Educativo, cursos livres de Música e Dança.
Iniciou a sua atividade em 2005 e, ao longo do seu percurso educativo, o reconhecimento da sua ação pela sociedade olhanense reforçou a motivação para continuar a crescer e a fazer melhor, agora num novo espaço e com uma oferta formativa ampliada, permitindo dar continuidade aos estudos daqueles que desejam seguir um percurso profissional no campo artístico.
A escola apresenta uma vasta oferta formativa, que inclui:
-
Cursos Livres
-
Iniciação Musical
-
Cursos Oficiais do Ensino Básico e Secundário de Música
Disciplinas e áreas de estudo:
Acordeão, Violino, Viola d’Arco, Violoncelo, Flauta Transversal, Piano, Guitarra, Formação Musical, História e Cultura das Artes, Análise e Técnicas de Composição, Coro e Orquestra, bem como Curso Livre de Ballet e Dança Contemporânea.
O Conservatório disponibiliza ainda a modalidade de ensino articulado, através de protocolos com diversas escolas do ensino regular, sediadas em Olhão, Faro e São Brás de Alportel:
-
E.B. 2,3 João da Rosa
-
E.B. 2,3 Prof. Paula Nogueira
-
E.B. 2,3 José Carlos da Maia
-
E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio
-
E.B. 2,3 Dr. Joaquim Magalhães (Faro)
-
E.B. 2,3 Santo António (Faro)
-
E.B. 2,3 Dr. Alberto Iria
-
E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos (São Brás de Alportel)
-
Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes
Orientando os seus alunos segundo os princípios de aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conhecer e aprender a fazer, o Conservatório fomenta o desenvolvimento vocacional artístico, conduzindo-os a novos desafios e potenciando o seu amadurecimento individual e coletivo. Os resultados alcançados ao longo dos anos têm sido uma consequência natural da dedicação de toda a comunidade educativa.
O Conservatório de Música de Olhão continua a crescer e a fazer crescer os seus alunos num universo muito especial: o da Música, da Dança e da Vida.
O Conservatório como polo de mediação cultural
O Conservatório de Música de Olhão, enquanto espaço de mediação entre as Artes e a sociedade envolvente, afirma-se como um polo cultural e educativo ativo no meio em que se insere. Consciente da sua missão, valoriza todas as ações que favoreçam a articulação com a realidade local, promovendo o intercâmbio de saberes e competências numa perspetiva centrada no “saber aprender” e no “saber ser”, no âmbito de uma visão inclusiva de Música para Todos.
Neste percurso, destaca-se a importância crescente da proximidade com as famílias, cuja participação e envolvimento ativo se revelam fundamentais para o sucesso educativo dos alunos e para a construção de uma verdadeira comunidade de aprendizagem. A colaboração entre a escola e as famílias tem permitido reforçar laços, acompanhar o percurso artístico e pessoal dos alunos e garantir um ambiente de apoio, confiança e corresponsabilidade.
Têm-se revelado especialmente significativas as iniciativas que contam com a participação direta das famílias, como os concertos de final de período, as audições internas, os recitais em parceria com instituições locais e as atividades intergeracionais que aproximam pais, avós e encarregados de educação do quotidiano artístico dos seus educandos.
Objetivos Gerais
O Plano Anual de Atividades do Conservatório de Música de Olhão orienta-se por uma visão integradora, que valoriza a formação artística, o envolvimento comunitário, a qualidade do ensino e a corresponsabilidade de todos os intervenientes no processo educativo. Assim, definem-se como objetivos gerais:
1. Qualidade e inovação pedagógica
-
Promover a melhoria contínua da qualidade do ensino e da aprendizagem, através da atualização técnico-pedagógica de docentes e não docentes;
-
Refletir criticamente sobre os critérios e métodos de acesso do corpo discente;
-
Assegurar a formação sólida dos alunos dos cursos ministrados;
-
Fomentar novas opções no ensino artístico, acompanhando tendências musicais e metodológicas atuais;
-
Proporcionar contactos, visitas de estudo e intercâmbios que enriqueçam a experiência pedagógica e promovam a partilha de boas práticas.
2. Envolvimento da comunidade educativa
-
Consciencializar os encarregados de educação para o papel determinante que desempenham no percurso educativo dos seus educandos;
-
Incentivar a participação das famílias nas atividades escolares e artísticas;
-
Mobilizar toda a comunidade educativa para a valorização das práticas artísticas;
-
Reforçar uma cultura institucional baseada nos valores da comunidade, liberdade, solidariedade, integração e responsabilidade.
3. Sustentabilidade e valorização dos recursos
-
Promover a conservação e a renovação dos equipamentos e instalações;
-
Potenciar o contexto físico e envolvente da escola como espaço de aprendizagem e criação;
-
Garantir o acesso equitativo à formação artística, promovendo a igualdade de oportunidades.
4. Abertura ao meio e afirmação institucional
-
Envolver a escola na comunidade local e regional, respondendo à crescente procura através de iniciativas relevantes e participadas;
-
Desenvolver projetos e atividades que reforcem a imagem do Conservatório como instituição de referência;
-
Incentivar o contacto com a música e a dança desde a idade pré-escolar, promovendo uma relação precoce e positiva com a arte.

Conservatório de Música de Olhão no Jornal” Algarve Informativo 208″ Pag 98 a 111 , de junho 2019
Conservatório de Música de Olhão no Jornal” Algarve Informativo 62″ Pag 8 e 42-50
O Conservatório de Música de Olhão é patrocinado pela:


